D1526 Rico em amor
Pense em um sentimento que te traga paz? Não sei qual a sua resposta ainda. Fiquei pensando sobre a vida esses dias e talvez o sentimento que mais senti durante meu tratamento seja o que me traga mais felicidade atualmente.
Compaixão no meu tratamento me trouxe aqui. a compaixão dos funcionários dos hospitais, amigos, familiares, desconhecidos que sempre se colocaram no meu lugar e me salvaram de diversas formas. através de sangue, Plaqueta, medula, carinho, chocolate foram me cativando e nunca me deixando desanimar.
Acho que a melhor forma de mostrar minha gratidão é ser feliz em cada dia conquistado e dividir essa alegria independente do D em que estamos. Sempre me lembro do quanto essa doação coletiva foi importante.
Esse ano já recebi algumas notícias de doadores que foram chamados e não compareceram ou foram recusados. Uma nova amiga está com Leucemia também, um pouco diferente da minha, mas precisa do TMO.
Estava muito feliz com a notícia de ter encontrado o doador que infelizmente não poderá doar e não sabemos o real motivo. Pode ser motivo de saúde ou desistência ou não ter sido encontrado. Muitas pessoas as vezes me perguntam coisas simples sobre o Transplante que inclusive eu desconhecia. Tem gente que ainda acha que pode punção da medula para doar afetar a coluna vertebral e não sabe que a coleta é feita na bacia. O desconhecido realmente assusta. E pelo medo do desconhecido as vezes deixamos de ajudar quem depende do próximo para se curar.
Quando descobri o câncer tudo era desconhecido e assustava. Graças a Dra Patrícia no meu segundo dia de CTI pude ter uma folga mental. Ela disse que de Leucemia eu não iria morrer, que a medicina havia avançado muito. Aquilo me bastou para eu conseguir para me trazer um pouquinho de paz.
Em diversos momentos sentia as pessoas tentando me tranquilizar e aquele sentimento de compaixão me trouxe paz diversas vezes. O desconhecido me assustava, mas saber que mais de 100 pessoas tinham se doado na minha primeira internação me confortava. sabia que não estava lutando sozinho. A compaixão foi tanta que transbordava.
Transbordava tanto que foi a primeira vez que entendi que meu problema de saúde poderia ajudar outros de certa forma. Se seu sangue não chegou a mim, meu pedido salvou alguém indiretamente. E conhecer outras pessoas numa situação semelhante vez eu me colocar no lugar deles. Talvez você me pergunte como eu com câncer posso me colocar no lugar de alguém com câncer. Quando estamos doentes não ficamos mal o tempo todo, até porque quem ficou doente foi o corpo e ver alguém sofrendo me incomodava. E como o amor de vocês transbordava em mim, respingava nos outros. uma vez alguém disse que deveríamos amar o próximo como a si mesmo e outro ser fantástico disse que “gentileza gera gentileza”.
Gosto de ler um pouco sobre outras religiões e gostaria de passar uma ideia genial sobre uma religião. Eles acreditam em reencarnação da alma que pode ser em outro animal ou ser humano. Então vamos supor, se em outra vida minha mãe morresse e voltasse como um peixe, ou como outra pessoa. Eu não como o peixe porque pode ter sido minha mãe numa vida passada. E se for outra pessoa, tratarei qualquer pessoa como se fosse minha mãe. Então qualquer pessoa pode ter sido minha mãe numa vida passada certo? Acredito que todos fariam tudo para salvar a mãe de vocês… não me decepcionem….
Buscamos tantas riquezas nessa vida… em termos um corpo bonito, prosperidade financeira, profissional, intelectual, amorosa (no sentido de casais) … acabamos esquecendo de querer ser rico em compaixão, parecendo com aquele amor de mãe, onde faríamos o possível para salvar um filho.
Sempre me pego pensando que se estou aqui foi graças às medulas e as doações de tudo que recebi. E com o tratamento encerrado, tudo o que recebi está sendo passado para quem me acompanha. Inclusive para essa nossa amiga que voltou para a fila do transplante de medula esperando alguém compatível.
Aprendi que o medo gera incerteza, mas ser amado e envolvido por tanta compaixão afasta nossos receios. Por isso hoje te digo que você não estará sozinha luta. Será de todos nós… E vamos atrás dessa nova medula
“Se você quer os outros felizes, pratique compaixão. Se você quer ser feliz, pratique compaixão” Dalai Lama
Doe medula óssea – http://redome.inca.gov.br/
Sua medula pode salvar a vida de uma amiga minha, ou a vida de um amigo de alguém. “Faça o bem sem olhar a quem!”
Estou sabendo que a música é repetida, mas…