Apenas doe!
Era um dia sensacional no nosso “lar salgado lar”, o pôr do sol estava espetacular. O céu estava meio alaranjado com nuvens brancas que mais pareciam riscos feitos a mão. Estávamos em uma das inúmeras conversas que tínhamos virtualmente (quase que diariamente).
E como sempre, falávamos sobre vários assuntos ao mesmo tempo, as vezes embolava um pouco, mas sempre fluía muito bem. Nesse momento em que víamos o pôr do sol de lugares distintos, falávamos sobre uma consultoria que tínhamos aceitado fazer, sobre paisagem acústica (esse era nosso assunto preferido, entender os padrões bioacústicos!) e sobre doação.
A conversa sobre doação girava em torno das dificuldades que as pessoas com leucemia passavam e como uma doação poderia ser tão importante para elas. Eu estava falando para ele que tinha uma grande frustração por não poder doar medula ou sangue devido alguns problemas de saúde que tive na infância. Então, ele disse que eu não deveria me sentir assim, pois existiam muitas outras formas de doar. Ele disse: “pô lek, vc pode doar de várias formas! Vc pode doar seu tempo, sua imagem, dinheiro, etc.
E pode ter certeza que qualquer uma dessas formas que vc escolher vai fazer diferença na vida de alguém.” Então, por um tempo fiquei tentando entender como eu poderia fazer aquilo. Mas, logo em seguida, ele já deu alguns exemplos. “Por exemplo, eu faço algumas doações mensais para instituições que ajudam pessoas com câncer, uso minhas redes sociais para conseguir doações (sangue, medula, …), uso meu tempo para falar mais sobre o assunto com os amigos e conhecidos como estou fazendo com vc agora.” Aquelas palavras foram tão reveladoras quanto extremamente motivantes.
Foi um momento muito bom! Na mesma hora, juntos, tivemos a ideia de doar parte do valor que ganharíamos na consultoria (aquele outro assunto simultâneo) para uma das instituições que ele apoiava. Só de pensar nessa possibilidade já ficamos mais empolgados para executar o trabalho. Lembro que continuamos falando sobre esse trabalho até um pouco antes de dormir.
Mas os aprendizados daqueles minutos de conversa, durante aquele pôr do sol ainda duram até hoje e serão eternos!
Doe medula, doe sangue, doe seu tempo, doe sua imagem!
Apenas doe! Sua doação pode transformar uma vida.
Sugestões de doação:
- Doe medula e sangue para o hemocentro de sua cidade;
- Doe alguma quantia para instituições como Abrale, Oncoguia, entre outros.
- Doe sua imagem compartilhando informações sobre leucemia e campanhas de doação nas suas redes sociais.
- Doe seu tempo conscientizando alguém e disseminando essa mensagem!
Fabio Contrera – pesquisador IEAPM Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira – Arraial do Cabo
Inesquecível Dani, quem não aprendeu nada com ele? Pessoa de coração enorme, adorado por todos. Impossível esquecer do seu sorriso lindo, sua voz calma e seu jeito de menino mimado. Saudades imensa.